Fonte: Fátima Missionaria
07/08/2011
– O país da África Subsariana vai receber ajuda do Banco Africano de Desenvolvimento para desenvolver a cultura nacional de arroz. Pretende-se reduzir as importações e melhorar a segurança alimentar.

O Banco Africano de Desenvolvimento disponibiliza cerca de 654 mil dólares para que o Gabão possa desenvolver a cultura do arroz. Esta acção anunciada, esta semana, integra um projecto de apoio ao desenvolvimento das infra-estruturas agrícolas para a cultura do arroz, no país africano.

«Vai tratar-se, para a cultura do arroz irrigado, de preparar baixios que vão permitir o controlo parcial da água numa superfície entre três e cinco mil hectares», indicou o director-geral do Gabinete Nacional do Desenvolvimento Rural, Calixthe Mbeng, segundo a agência Panapress.

«O objectivo final do projecto é reduzir para metade as importações de arroz e permitir uma melhoria da segurança alimentar», garantiu o responsável. Calcula-se que o Gabão consome pelo menos 70 mil toneladas de arroz importado, todos os anos.