Fonte: DN

01/08/2017 – O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, manifestou-se hoje preocupado com o aumento do preço de arroz e disse que o Governo está a trabalhar para o baixar.

 

“Como se sabe há uma subida do preço do arroz no mercado internacional, mas isso não é razão para que haja uma subida de preço exponencial na Guiné-Bissau”, afirmou, aos jornalistas, Umaro Sissoco Embaló.

 

Segundo o primeiro-ministro, o Governo chegou terça-feira a um acordo com os parceiros no quadro da concertação social e na quarta-feira o Conselho de Ministros vai tomar uma decisão.

 

“A ideia é baixar os preços, mas quero dizer à população que a questão do arroz é uma preocupação do Governo e minha, até porque também sou um grande consumidor de arroz. Penso que a situação será ultrapassada”, salientou.

 

O primeiro-ministro guineense falava aos jornalistas após o encontro semanal com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.

 

O Presidente da Guiné-Bissau reuniu-se segunda-feira com empresários guineenses e representantes dos bancos do país para delinearem uma operação de importação de arroz para abastecer o mercado guineense até ao início do próximo ano.

 

Devido há preocupação com a escassez do ‘stock’ de arroz no país e o aumento dos preços, os empresários, com o apoio dos bancos, estão a tentar importar entre 45 mil e 50 mil toneladas de arroz para abastecer o mercado guineense até ao início do próximo ano.

 

O preço do saco de 25 quilogramas de arroz na Guiné-Bissau aumentou de 16.000 francos cfa (cerca de 24 euros) para 25.000 francos cfa (cerca de 38 euros) em poucos meses.