Fonte: Jornal do Vale do Itapocu
23/04/2012 –
 A GAIN – Aliança Global para Melhor Nutrição e PATH anunciaram uma parceria inédita com a Urbano Agroindustrial, de Jaraguá do Sul, terceira maior produtora de arroz do pais para melhorar a saúde de milhões de brasileiros de baixa renda, aumentando seu acesso ao arroz nutritivo. A tecnologia PATH cria grãos fabricados a partir de farinha de arroz, vitaminas e minerais.

Quando misturados com o arroz tradicional, o cereal torna-se fortificado, proporcionando um terço do requisito diário recomendado para vitaminas e minerais essenciais como ferro, ácido fólico e zinco. A diretora do projeto Ultra Rice na PATH, Dipika Matthias, diz que com a entrada da Urbano Agroindustrial o arroz fortificado chega aos supermercados, com foco em assegurar a acessibilidade aos segmentos de baixa renda, que sofrem com as consequências da deficiência de micronutrientes. 

O diretor-executivo da GAIN, Marc Van Ameringen, diz que a parceria vai permitir que milhões de famílias brasileiras possam comprar, a preços acessíveis, o arroz de alta qualidade nutririva, em lojas de varejo de supermercados e outros estabelecimentos. A fortificação de alimentos básicos é considerada uma das estratégias mais barata e efetiva para o combate à má nutrição de micronutrientes, a fome oculta caracterizada por uma falta de vitaminas e minerais essenciais, que pode comprometer o sistema imunológico das crianças e o seu desenvolvimento físico e cognitivo durante a formação nos primeiros anos.

Arroz com grãos Ultra Rice completa lacunas na dieta – O consumo regular de arroz fortificado com grãos Ultra Rice ajuda a completar as lacunas na dieta, melhoram a saúde e previnem a desnutrição em mulheres e crianças, entre os quais a deficiência de micronutrientes é mais severa. O PATH finalizará a transferência de tecnologia com grãos Ultra Rice para a Urbano Agroindustrial nas próximas semanas.

A empresa planeja lançar a sua marca de arroz fortificado para os consumidores no segundo trimestre de 2012 por meio da distribuição em supermercados e mercearias em todo o país. Além disso, a Urbano venderá os grãos fortificados que fabrica para outros moinhos de arroz que queiram oferecer o arroz fortificado para seus clientes.

O diretor comercial da empresa, Renato Franzner, afirma que a Urbano Agroindustrial, com mais de meio século de mercado, tem produzido grãos que são à base da dieta brasileira. Juntamente com PATH e GAIN, a Urbano reconhece a importância do trabalho das instituições para combater a desnutrição de micronutrientes no mundo. “Estamos empenhados em contribuir para erradicar esse problema que aflige uma percentagem significativa da nossa população”, comentou Renato. 
A empresa desenvolverá um modelo estrutural de marketing e distribuição para esses grupos, segundo nota distribuída anunciando a parceria.