Sin Categoría

Fonte: G1

15/11/2015 – Mesmo com o atraso nas chuvas, os produtores de Lagoa da Confusão, região central do estado já iniciaram o plantio do grão. Eles possuem uma vantagem que é a produção em áreas alagadas. A estimativa é que a safra cresça 2,5% em relação ao ano anterior. O Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

 

De acordo com a Conab a área plantada de arroz irrigado no Tocantins deve ser de 85 mil hectares que, se juntado com arroz sequeiro, chega a 129 mil. Ainda de acordo com o órgão a produção deve passar de 630 mil toneladas do grão em 2015.

 

O engenheiro agrônomo Lucio Silva disse que o estado é uma importante fronteira agrícola, segundo ele, a tendência é expandir ainda mais a produção. “Os investimentos do produtor, tanto no manejo sanitário quanto na adulbação, vem crescendo cada dia mais e juntando com outros fatores que é clima, solo da lagoa, esse sistema de várzea, tudo isso vem alcançando uma alta produtividade”, conclui.