Fonte: Globo.com
12/02/2013 – A Prefeitura de Forquilhinha no Sul de Santa Catarina, deve decretar situação de emergência no município por causa dos estragos causados pela tempestade de granizo ocorrida na tarde de segunda (11). O prejuízo foi, principalmente, para os produtores de arroz. Em algumas propriedades, a perda foi de 80%.

Com duração de aproximadamente 20 minutos, a tempestade atingiu três comunidades e muitos lugares ficaram sem energia eletríca por três horas. Nesta terça (12), a Defesa Civil visitou algumas propriedades para avaliar o prejuízo. O coordenador da Defesa Civil Diego Passarela afirmou que, conversando com os próprios agricultores, há uma variação de 60 a 80% na perda da produção. Ele também disse que, na quarta (13), técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) devem ser acionados para ajudar no levantamento dos prejuízos.

Estando em uma das áreas mais atingidas pela tempestade, o agricultor Marildo Minatto contou que perdeu 80% da produção de arroz que seria colhida na próxima semana na propriedade dele de 30 hectares em Morro Comprido, interior do município. “Vamos em frente, não temos outro caminho. Vamos plantar de novo“, disse. Essa é a segunda tempestade de granizo que atinge a região em um mês.