Sin Categoría

Fuente: Revista Cultivar

06/07/2017 – Devido a constante busca pela alta produtividade, em mais de um milhão de hectares de arroz na região Sul do Brasil, foi desenvolvida uma tecnologia para melhor adptar a soja as áreas de várzea, anteriormente apenas cultivadas com arroz e pasto. Este tipo de rotação de culturas começou em meados dos anos 90, porém, há apenas quatro anos vem ganhando força. Pensando em desenvolver uma maneira de difundir e promover a extensão de dados técnicos de do manejo de soja na várzea, iniciativa da Bayer e do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), o projeto Soja 6000 se baseia em tecnologia e assistência aos produtores que possuem interesse no manejo para altos rendimentos em soja na várzea. Entre os dias 10 e 11 de julho acontece o 3º Encontro de Produção de Soja em Terras Baixas do Sul do Brasil, com objetivo de apresentar os resultados desta e outras tecnologias, obtidos na safra 2016/17.

 

De acordo com o agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, Eduardo Goulart, este encontro é importante para debater a construção do manejo do grão no Sul do Brasil, onde as condições adversas são muitas, devido ao tipo de solo e aptidão da região para o arroz irrigado. “Considerada uma das melhores opções de alternância, a soja promove melhoria da lavoura como preparação de solo antecipado, estruturação do solo para melhor drenagem e fertilidade de solo, limpeza de plantas daninhas e alternativa de renda para os produtores”, argumenta.

 

Participante pelo segundo ano consecutivo do projeto, o produtor Elcio Moro cultiva 3.000 hectares de soja e 1.500 de arroz e destaca que a produtividade aumentou de forma inesperada, quase o dobro, melhorando, assim, sua rentabilidade. “Antes de colocar em prática este tipo de manejo, nós colhíamos de duas a três toneladas, agora consigo atingir 5,6 toneladas. Fazer parte desta iniciativa é ter acesso às informações corretas para combater os desafios presentes no plantio”, explica.

 

Segundo o gerente da Divisão de Pesquisas do Irga, Rodrigo Schoenfeld, a essência do Projeto Soja 6000 é transferir tecnologia ao produtor, por isso durante o simpósio serão debatidos os principais avanços, resultados e desafios para o aumento da soja em rotação com arroz na região. “A iniciativa foi aplicada em mais de 60 áreas distribuídas nas seis regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul. A média das 15 extensões que mais produziram na safra 2016/17 foi de 79,8 scs/ha”.

 

Durante o evento ainda serão reveladas as características da nova genética de soja BS IRGA 1642 IPRO, bem como a disponibilidade das sementes. “É um momento de mostrar os resultados de pesquisa e desenvolvimento e levar informação de como plantar melhor e aplicar de maneira correta os produtos nas lavouras”, finaliza Goulart. Os produtores que estiverem presentes também poderão se cadastrar na plataforma do Programa de Pontos da Bayer, além de atualizar os dados e conhecer os serviços disponíveis.