Fonte: AgroNotícias
11/04/2012
– O plantio de arroz em outubro e o cultivo de soja em fevereiro está entre os sistemas de produção que serão apresentados aos agricultores durante o 16º Dia de Campo Agro Norte, que será realizado no próximo dia 14, em Sinop (MT).

A Agro Norte Pesquisa e Sementes, há mais de dez safras trabalha com pesquisa de técnicas de plantio (direto, semi-direto e convencional) em diferentes sistemas de rotação de cultura que utilizam o arroz e a soja.

Neste sistema de produção, a soja pode ser plantada no mês de janeiro ou fevereiro sobre a palhada do arroz, que foi cultivado em outubro”, afirmou o engenheiro agrônomo e gerente da Agro Norte, Mairson Santana.

O plantio da soja em fevereiro gera vários benefícios, principalmente porque neste período a incidência de doenças como a Ferrugem Asiática é menor.

O plantio da oleaginosa em janeiro ou fevereiro faz com que a planta se desenvolva em um período em que o ataque de Ferrugem Asiática encontra condições climáticas menos favoráveis ao seu desenvolvimento, o que automaticamente reduz custos com o controle da doença”, informou o gerente da Agro Norte.

Outra vantagem do sistema é de que a soja apresenta maior resistência à seca se comparada ao arroz.

A soja tem maior resistência à seca devido ao seu sistema radicular pivotante e pode suportar um período de estiagem por tempo mais prolongado na época reprodutiva principalmente na fase de enchimento de grão. O plantio da oleaginosa em fevereiro ainda resulta em uma colheita sem precipitação, grão com teor de óleo mais elevado e processo de colheita e secagem mais barato”, acrescentou Santana.

A técnica ainda possibilita a realização da rotação de cultura dentro do mesmo período de safra, otimizando o uso de infraestrutura, maquinários e mão de obra já existentes na propriedade e a disponibilidade de variedades de soja que têm um bom desenvolvimento e produtividade quando semeadas após o mês dezembro.

A rotação de cultura é uma excelente ferramenta dentro do manejo integrado de pragas e doenças, além disso, o objetivo do sistema também é melhorar a fertilidade do solo, facilitar o manejo de ervas daninhas e ter um uso eficiente dos maquinários, equipamentos e mão de obra disponível na propriedade”, declarou o engenheiro agrônomo.

A Agro Norte disponibiliza no mercado duas variedades de soja para a safrinha, a Médio Norte e a Integração, além do Arroz AN Cambará.

“No próximo ano teremos mais quatro variedades de soja e duas variedades de arroz precoce para o sistema de safrinha”, enfatizou Santana.

O 16º Dia de Campo Agro Norte, começa a partir das 07h30 e será realizado na sede da empresa localizada na BR 163, Km 841, saída para Alta Floresta.