Fonte: IRGA
23/05/2013 – Doutor em Fitotecnia, o engenheiro agrônomo Sérgio Iraçu Gindri Lopes, é o novo diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A nomeação no Diário Oficial do Estado foi publicada no dia 22 de maio e a apresentação aos funcionários deverá ocorrer nos próximos dias. 

Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, a nomeação de Sérgio Lopes,  vem para finalmente completar o quadro de diretores da autarquia. “Agora posso dizer que completei a minha equipe, mesmo que dois anos e meio depois“, comemora. 

No dia 05 de outubro de 2012, Paulo Sampaio foi nomeado diretor administrativo do Irga e, no dia 18 de novembro foi a vez de Elói Thomas assumir como diretor comercial da autarquia. O novo diretor técnico substitui ao também engenheiro agrônomo Valmir Menezes, que estava no cargo desde novembro de 2007. 

Lopes atua desde 1984 no Irga, nas áreas de fertilidade de solos, nutrição de plantas e melhoramento genético de arroz irrigado. Atualmente, ele ocupava o cargo de gerente da Divisão de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz do instituto, em Cachoeirinha (RS). Nesse período foram iniciados importantes projetos de pesquisa e difusão de tecnologia, como a expansão da cultura da soja nas terras baixas e a introdução do milho como mais uma alternativa de renda aos produtores, sobretudo na Metade Sul do estado. 

Entre 2007 e 2010, assumiu a presidência da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), sendo que entre suas principais realizações estão a organização do VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e a reedição do Boletim “Arroz Irrigado: Recomendações Técnicas da Pesquisa para o Sul do Brasil”. Ele participou do lançamento de dezesseis cultivares e híbridos de arroz, além de ter publicado mais de uma centena de artigos técnicos e científicos, além de capítulos de livros. Também participou de dezenas de cursos internacionais. 

Lopes contribuiu na redação e edição do Plano de Cargos e Salários do Irga, aprovado na Assembleia Legislativa em dezembro de 2011, o que proporcionará ao Irga a renovação do seu quadro funcional após mais de 40 anos sem concurso público. Como servidor da casa há 29 anos, é um defensor da categoria, que segundo ele “deve estar motivada e se sentir valorizada para fazer frente aos desafios de continuar gerando e difundindo tecnologia que ajudem a garantir a renda no campo, o alimento nas cidades e independência tecnológica e comercial dos sistemas de produção”. 

Além de doutorado em fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o novo diretor técnico do Irga tem mestrado em Ciência do Solo na mesma universidade.

Fonte: http://www.irga.rs.gov.br/index.php?principal=1&secao=1&id=3394