Fonte: globo.com
13/11/2011
– Uma das razões para estimativa de queda na safra de grãos divulgada pela CONAB e o IBGE está no estado Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil. Os agricultores plantaram menos este ano.

No oeste do estado, as lavouras estão em pleno desenvolvimento. Em Uruguaiana, maior produtor gaúcho do grão, deverão ser colhidos 8 mil quilos por hectare. “A gente está trabalhando com uma expectativa boa em termos de produção. Conseguimos fazer o plantio no período recomendado e agora vamos torcer para que o clima ajude“, afirma o agricultor Carlos Augusto Simonetti.

O tempo é o que mais preocupa o produtor no momento. Nestes últimos meses, o clima foi bastante seco no estado e comprometeu a reposição de água das barragens. “Ocorreram algumas precipitações no lado sul, no município da Barra do Quaraí, mas boa parte dos municípios de Uruguaiana, Alegrete, Maçambará e Quaraí está com problema de déficit hídrico. Somente 75% a 80% da capacidade dos mananciais está disponível”, diz Gustavo Hernandes, coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).

Na safra passada, o Rio Grande do Sul tinha uma área plantada de arroz de 1,18 milhão de hectares. Este ano, já apresenta uma redução de 9%. Em Arroio Grande, no sul do estado, os produtores de uma cooperativa tiveram que dividir a água da barragem para poder plantar.

A barragem do Chasqueiro, que abastece 9.500 hectares no município, está quase com dois metros abaixo do normal. “Foi necessário utilizar o critério do regulamento da cooperativa, que estabelece cotas em função da área irrigada da propriedade, uma vez que a demanda está acima da oferta“, afirma o engenheiro agrícola Joaquim Carriconde.

Sessenta e cinco produtores compartilham água da barragem do Chasqueiro.