Fonte: Globo Rural
05/10/2010 – Agricultores do Rio Grande do Sul começaram o plantio do arroz. Os reservatórios das propriedades estão cheios, o que garante água suficiente para irrigar as lavouras.

Na propriedade de Walter Arns o plantio de arroz teve início na semana passada. Mas as chuvas acabaram interrompendo a semeadura. Nesta ano, ele deverá plantar 2,5 mil hectares. São 200 a mais do que no ano anterior.

Para garantir o cultivo pelo sistema irrigado, Walter já está com o reservatório de água cheio. “Essa é uma tranqüilidade que o produtor tem este ano, pois os mananciais estão todos ou quase todos com sua capacidade hídrica reposta. Estão cheios. Nós entendemos que devemos somente plantar a área correspondente à existência de água nas represas”, disse.

Na fronteira oeste, cerca de 1% da área prevista para o plantio já foi cultivada. O que está causando um pequeno atraso são as chuvas esparsas, que impedem a entrada das máquinas no solo. Nesse mesmo período no ano passado, cerca de 2% da região já havia sido cultivada.

O engenheiro agrônomo Gustavo Hernandes explicou que a semeadura deve ser feita dentro do período recomendado, ou seja, até o dia 15 de novembro. Desta forma, o produtor pode evitar queda de produtividade da lavoura. “Plante a área que se tem de água e que se faça força para plantar tudo no mês de outubro, quando a gente sabe que ocorrem chuvas na nossa região”, esclareceu.