Fonte: G1 Rondônia
04/12/2012
– O plantio de arroz no Sul de Rondônia segue acompanhando as constantes e intensas chuvas das últimas semanas. A estimativa, de acordo com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) é que os municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Cabixi e Vilhena colham aproximadamente 12 mil toneladas do grão.

A maior produção do estado está concentrada em Cabixi. O município, segundo gerente de produção de uma das maiores compradoras de grãos do Sul de Rondônia, Marcelo Lucas, possui uma área plantada de 4,5 mil hectares destinados ao plantio de arroz não irrigado.

Para o produtor Belarmino Figueiredo, membro da Associação dos Produtores Rurais da linha Mini Eixo em Cabixi, a área plantada é a mesma da última safra, porém a produção deve ser maior tendo em vista as precipitações favoráveis nesta época do ano.

“As chuvas estão caindo de uma forma bem equilibrada e para o crescimento do arroz é ideal. Creio que essa produção será maior”, analisa Belarmino.

Dentre os municípios que cultivam o grão, Vilhena aparece na última posição com a menor produção. Segundo Marcelo, atualmente 700 hectares foram reservados para plantação de arroz.
O produtor Telmo Heuser foi o primeiro a iniciar o plantio neste ano no município e deve ser também o primeiro a colher.

Eu comecei o plantio em Vilhena e está crescendo bem. Em março já devo iniciar a colheita”, contou Telmo.