Fonte: Jornal do Vale do Itapocu
14/08/2012
– Grande parte das áreas para o cultivo do arroz irrigado na região já está preparado para receber a semeadura a partir de agosto. Em Santa Catarina, o cultivo do arroz é realizado em cem por cento no sistema pré-germinado, alcançando uma produtividade ao redor de 7 mil quilos por hectare, em uma área de 126 mil hectares. O Estado ocupa o segundo lugar na produção de arroz irrigado, com cerca de 800 mil toneladas anais.

O Brasil é o maior produtor de arroz fora do continente asiático, representando menos de 2% da produção mundial e a metade da América Latina. Massaranduba tem se mantido em Santa Catarina como o maior produtor do cereal. As áreas de cultivo da safra 2012/2013 estão em fase de preparativo.

A partir da segunda quinzena de agosto inicia a semeadura dos grãos, mas já teve produtor que se antecipou. O presidente da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella, explica que os produtores acreditam numa boa safra inicial e também da soca, que deu bom rendimento este ano. Somente a Cooperativa recebeu em torno de 200 mil sacas do rebrote.

O valor da saca está em R$ 27,00 atualmente.