Fonte: Diario de Canoas
30/11/2012
– Nesta sexta-feira, o Rio dos Sinos atingiu 70 centímetros nas bombas de captação da Comusa. Com isso, já chegou à marcação para o desligamento das bombas de captação dos produtores de arroz – de 72 centímetros. O presidente do Comitesinos, Arno Leandro Kayser, lembra que o acordo só passa a valer a partir 1.º de dezembro, ou seja, neste sábado, e por isso o protocolo de intenções não pôde ser aplicado na sexta-feira. “Só vamos saber amanhã (sábado) às 7 horas quando é feita a medição.” Em Campo Bom, o nível atingiu 1,20 metro, enquanto que em São Leopoldo estava em 1,5 metro.

Até a noite de sexta-feira, o coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), José Gallego Tronchoni, não tinha tomado conhecimento da medição, mas afirmou que os arrozeiros devem respeitar o acordo feito com as companhias de abastecimento. “Eles devem aguardar um comunicado do Comitesinos”, disse. Uma reunião nesta sexta-feira entre Pró-sinos e governo do Estado apontou a possibilidade de lançamento de edital para a conclusão dos planos de bacia em dezembro. O assunto é discutido há pelo menos dois anos.

A previsão de chuvas para este mês que inicia pode representar um alívio para o problema. De acordo com a MetSul Meteorologia, um canal de umidade deve atuar sobre o sul do Brasil nas próximas duas a três semanas. Com isso, não se espera só aumento importante dos volumes de chuvas, mas também excessos e frequência maior de temporais. Os meteorologistas não descartam vendavais e quedas de granizo.