Fonte: Aqui Acontece

31/03/2015 – O município de Igreja Nova possui grande potencial com cadeia completa para auxiliar bastante o produtor de arroz da região. A informação foi dada durante evento ocorrido na segunda-feira (30) em que agricultores do Arranjo Produtivo Local (APL) Rizicultura no Baixo São Francisco, localizado naquele município, e técnicos de diversos órgãos estaduais e federais discutiram a cultura do arroz em Alagoas.

 

Além do município onde foi realizado o evento, houve a presença de produtores das cidades de Piaçabuçu, Penedo e Porto Real do Colégio.

 

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com o APL Rizicultura. Na ocasião, houve um debate aberto sobre as principais dificuldades, demandas e pontos fortes da plantação do arroz no Baixo São Francisco. As possíveis soluções e incentivos para melhorar o modelo em uso pelos produtores rurais também entraram na discussão.

 

Raimundo Barreto, um dos palestrantes do encontro e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontou que a região possui grande potencial e Igreja Nova representa com destaque a área. Para ele, o município tem uma cadeia completa e que potencializa o desenvolvimento da região.

 

“Em Igreja Nova existe assistência técnica, empresas de insumos, consumo, produção e industrialização, é um local privilegiado em relação ao arroz, completando todo um ciclo. O clima e o solo também são extremamente adequados para o arroz aqui, ou seja, os fatores naturais são aliados dos produtores”, justificou Barreto.

 

Em um dos momentos, foi apresentada a unidade de beneficiamento de arroz de Igreja Nova, que integra o grupo Santana. O funcionamento da empresa e dados importantes sobre a produção da fábrica e a relação com os rizicultores fortaleceram mais ainda o debate. Desde novembro, a indústria comprou mais de três mil toneladas desde novembro, totalizando a produção de quase 63 mil sacos de arroz.

 

Depois da aprovação do Código Florestal, em 2012, todos os donos de propriedade em zona agrária devem fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

Pensando nessa necessidade, uma das pautas do encontro foi voltada à orientação dos agricultores para a adesão ao sistema, já que existe um limite para que eles se cadastrem.

 

A diretora de APLs da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Alexsandra Barreto, ratificou a importância da assistência técnica como um importante caminho para o avanço no Baixo São Francisco.

 

“Um compromisso nosso é fornecer todo apoio aos produtores da forma que for necessária. Vamos trabalhar no auxílio aos rizicultores para dar a estrutura correta para produção”, enfatiza.

 

Para o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Álvaro Vasconcelos, a região é muito privilegiada, pois é possível plantar durante todo o ano. “As condições vividas em toda região do Baixo São Francisco criam a situação ideal para os plantadores de arroz, já que as adversidades naturais são muito pequenas quando comparadas a outros locais do país e do mundo”, afirma.