Fonte: Jornal do Comércio
20/10/2011
– A Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs) inaugurou, em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), sua primeira Unidade de Beneficiamento de Sementes de Arroz, no município de Eldorado do Sul. 

Conforme nota, a UBS foi disponibilizada atendendo a uma demanda antiga dos agricultores, implantada com o objetivo de proporcionar autonomia na produção, menor preço e semente certificada de qualidade. Ela tem capacidade de selecionar 40 sacos por hora, além de armazenar 10 mil sacos. Atualmente, cerca de 300 famílias de agricultores assentados serão beneficiadas com a aquisição de sementes. 

O que recebíamos muitas vezes não era nem semente. Era um grão de péssima qualidade. A UBS é um passo muito importante e nos permite ter cada vez mais autonomia no processo de produção”, afirmou, na ocasião, o presidente da Coceargs, Emerson Jacomelli.

O presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, assegurou a responsabilidade do governo em dar vazão às conquistas que promovem o desenvolvimento do Estado, principalmente oriundas das organizações sociais.