Fonte: Canal Rural
11/01/2011 –
 Nesta segunda, dia 10, em reunião com o diretor de política agrícola e informações da Conab, Sílvio Porto, o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, deu início às discussões sobre medidas que possam amenizar a queda nos preços do arroz. Ele solicitou a política de Aquisição do Governo Federal (AGF) no início da safra para garantir a renda dos orizicultores gaúchos. Porto assumiu o compromisso de levar a pauta para Brasília.

Segundo dados informados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a saca de 50 quilos de arroz foi comercializada no Rio Grande do Sul, em média, a R$ 23,24 nesta segunda. Nos primeiros 10 dias do ano, o valor teve queda de 2,43%.  Em outubro, quando teve início o plantio, o preço chegou a R$ 26.

Outra preocupação do setor é quanto aos vencimentos dos Empréstimos do Governo Federal (EFG). Os produtores estão colocando arroz no mercado para pagar os financiamentos, o que pode fazer com que os preços caiam. A safra do cereal no Rio Grande do Sul começa a ser colhida em fevereiro.