Institucionales

Fonte: IRGA

03/06/2015 – O Instituto Rio Grandense do Arroz completa, no dia 20 de junho, 75 anos de atividades dedicadas à pesquisa e atividade arrozeira. Para marcar a data, a direção da autarquia preparou uma série de atividades para o seu público interno, durante a Semana de Integração Técnica e Institucional, que ocorre de 15 a 19 de junho, em suas unidades de Cachoeirinha e Porto Alegre, conforme a programação.

 

O ponto alto das comemorações ocorre no dia 18 de junho, durante jantar no Centro de Eventos da Casa do Gaúcho, no parque da Harmonia, em Porto Alegre. Na sexta-feira (19), a partir das 9h30min, uma cerimônia no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede do Irga, em Porto Alegre, homenageia ex-presidentes e colaboradores que se destacaram em favor da construção da história do Instituto.

 

A história do Irga teve início, no dia 31 de maio de 1930, com a iniciativa do Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, que para dinamizar a cultura no Estado, resolveu transformar a entidade em Instituto do Arroz do Rio Grande, oficializado pelo Decreto nº 7.296, com o objetivo de defender os segmentos da orizicultura, o desenvolvimento de pesquisa e assistências técnicas aos produtores.

 

Em 20 de junho de 1940, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi criado como entidade pública, através do Decreto-Lei nº 20, tendo como finalidade principal incentivar, coordenar e superintender a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Estado.  Em 31 de dezembro de 1948, o Irga foi institucionalizado através da Lei nº 533, que vigora até os dias atuais.