Fonte: Radio Fandango
10/02/2011 – A colheita de arroz já iniciou em alguns municípios gaúchos, de acordo com levantamento da Equipe de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). De acordo com o órgão técnico, para a safra 2010/11, foi cultivada uma área de 1,17 milhão de hectares no Rio Grande do Sul e a expectativa é de uma produtividade média de 7,5 toneladas por hectare. 

De acordo com o presidente do Irga, Cláudio Brayer Pereira, esta safra vai demonstrar a capacidade do orizicultor gaúcho de ter excelência na produção. A expectativa é de uma grande colheita com alta qualidade no produto, garantindo alimento básico para toda a população brasileira, destacou. 

Na região da Planície Costeira Interna, o município de Taquari ,o produtor Antonio Anschau da Cruz cultivou, 172 hectares de arroz no sistema pré-germinado, na localidade Costa do Santa Cruz. O agricultor iniciou a semeadura na época recomendada, no dia 11 de setembro de 2010. Para o arrozeiro, a expectativa de produtividade é de sete toneladas por hectare, mas espera ainda aumentar em talhões de maior potencial. 

Segundo o engenheiro agrônomo do Irga de General Câmara, Ricardo Machado Kroeff, o plantio precoce possibilita ao produtor aproveitar as chuvas da primavera para estabelecer a cultura, tendo em vista que a disponibilidade de água é muito limitada.