InstitucionalesSin Categoría

Fuente: IRGA 

20/02/2016 – Com a presença do governador em exercício do Estado, José Paulo Cairolli, autoridades e produtores rurais de todo o Estado, foi aberta oficialmente a colheita do arroz no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu, neste sábado (20), no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, quando duas colheitadeiras andaram pela lavoura preparada especialmente para o evento.

 

Em seu discurso, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, celebrou o sucesso do evento e agradeceu a todos os organizadores e parceiros pela participação e trabalho, além de destacar as inovações e tecnologias que foram apresentadas por empresas e entidades nos três dias da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Em momentos de frequente mutação, o produtor tem que estar atento pelas novas tecnologias”, afirmou.

 

Dornelles lembrou do ano de dificuldades passadas pelo setor arrozeiro, que sofreu com perdas causadas pelas enchentes no final de 2015, nas quais o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), anunciou durante o evento perdas estimadas de 15%. Também citou os problemas causados pela guerra fiscal, que foi tema de debate na sexta-feira. O presidente da Federarroz mandou um recado para as indústria sobre o assunto. “Temos definitivamente que trabalhar em cadeia”, ressaltou.

 

O dirigente ainda entregou ao governador em exercício um documento pedindo ao governo do Estado que o executivo acelere processos e recursos para o Irga. Em seu pronunciamento, Cairolli, que substituiu o governador José Ivo Sartori que foi à Brasília para discutir a renegociação da dívida do Estado, recordou que o governo atendeu o pedido do setor produtivo em acatar as indicações para a diretoria do Irga.

 

Sobre o pleito apresentado na cerimônia, o governador em exercício se comprometeu junto com a Secretaria de Agricultura em apresentar uma proposta que seja boa e viável tanto para os produtores quanto para o governo do Rio Grande do Sul. “Esta é uma provocação que tivemos de fazer uma nova formatação. Não era possível manter uma estrutura como a dos anos 60 e 70. Vamos construir uma proposta”, reforçou.

 

A 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz foi organizada pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Irga, Sindicato Rural de Alegrete e da Prefeitura de Alegrete.