Sin Categoría

Fuente: JVD online

22/06/2017 – As Gerências Regionais de Joinville, Blumenau e Itajaí e a Estação Experimental da Epagri de Itajaí, com apoio da Prefeitura de Massaranduba, empresas de beneficiamento de arroz e do Programa SC Rural, realizam no dia 28 de junho, quarta-feira, a reunião anual de avaliação da safra de arroz do Litoral Norte Catarinense.

O evento será realizado no auditório Irineu Manke, da Cooperativa Juriti. A programação começa às 9h com a palestra “Como prevenir e controlar ataque de percevejos em arroz irrigado” e em seguida será apresentado o resultado das unidades de avaliação de cultivares em Santa Catarina 2016/2017.

Ainda pela manhã, “Análise do setor frente às legislações e posicionamentos do mercado”. Às 13h30min, serão apresentados os resultados do diagnóstico e avaliação da safra de arroz, mais ações e parcerias de trabalho para a safra 2017/2018.

A programação fecha com o lançamento do livro “Tudo com arroz: Resgatando saberes e sabores da agricultura familiar”, tendo como organizadoras Josiane de Souza Passos (da Epagri) e Leila Estrowispi (Cooperativa Juriti).

Publicação resgata receitas caseiras
A Epagri lança na quarta-feira, 28 de junho, no encerramento da avaliação da safra de arroz do Litoral Norte Catarinense, nas dependências da Cooperativa Juriti, em Massaranduba, o boletim didático com receitas testadas e aprovadas “Tudo com arroz, resgatando os saberes e sabores da agricultura familiar”.

A publicação é resultado de um trabalho de educação alimentar executado desde 2014 com integrantes do Núcleo Feminino da Cooperativa Juriti com rizicultoras de Massaranduba, Guaramirim, São João do Itaperiú, Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul e Tijucas.

Por meio de oficinas culinárias de pratos à base de arroz, numa parceria entre Epagri e Cooperativa Juriti, a ação tem como objetivo a segurança alimentar e nutricional das famílias que consomem arroz, apontando também a necessidade de valorizar a presença deste grão na mesa dos brasileiros, devido ao seu valor nutricional.

A proposta é também estimular o consumo do arroz por meio da divulgação de receitas práticas e saborosas. O livro contempla a diversidade cultural presente na alimentação das famílias catarinenses. Além disso, as receitas trazem um sabor especial, o de comida caseira da mãe, preparada com muito amor e carinho para seus familiares.

As receitas são das agricultoras que participaram das oficinas e a organização do livro foi de Josiane de Souza Passos (Epagri) e Leila Estrowispi (Cooperativa Juriti).