Fonte: Agrosoft
30/09/2011
– A Embrapa Arroz e Feijão concluiu a edição de dois manuais para montagem de seis máquinas destinadas à agricultura familiar, desenvolvidas pela equipe de mecanização da Empresa, composta por José Geraldo da Silva (pesquisador), Márcia Gonzaga de Castro (analista), Eli Gonçalves, Wanderley Gomes Neto e Aparecido Tomas (assistentes). São três trilhadoras e três abanadoras para uso em lavouras comunitárias ou de pequenos produtores de arroz, feijão, milho e outros grãos.

Antes da elaboração dos manuais, os equipamentos foram validados em cinco Dias de Campo em cidades do interior do Estado de Goiás, realizados em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO). 

As máquinas foram testadas, analisadas e discutidas entre técnicos, agricultores e os coordenadores dos eventos e os resultados da validação foram apresentados no VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI 2011). Os manuais são didáticos, de fácil compreensão, com todos os passos para a fabricação dos equipamentos, a baixo custo e com rapidez.

As publicações estão disponíveis para toda a comunidade rural brasileira e podem ser solicitadas junto à engenheira agrícola Márcia Gonzaga, por e-mail marciagonzaga@cnpaf.embrapa.br ou por telefone: (62) 3533-2171. 

As instituições públicas e privadas, de ensino ou extensão rural, associações e cooperativas que desejem obter o material ou receber treinamento sobre a produção dos equipamentos, da mesma forma, devem procurar a analista por esses contatos.