Fonte: Portal Brasil 

01/04/2015 – Cerca de 250 pessoas participaram daExpotec 2015, evento da Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás (GO). A iniciativa apresentou uma mostra de alguns dos principais produtos da Embrapa para o estado de Goiás, abrangendo as culturas do algodão, arroz, feijão, soja e sorgo, além de forrageiras e da integração lavoura e pecuária.

 

Na ocasião, no último domingo (26), várias autoridades e profissionais de instituições e empresas ligadas à cadeia produtiva estiveram presentes. Dentre elas, o superintendente-executivo da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, representando o governador do estado de Goiás, Marconi Perillo.

 

Antônio Flávio disse em seu discurso que o setor produtivo agropecuário do País passa por momentos de desafio, voltados em especial à segurança e à saúde alimentar, e que, para vencê-los, será preciso ter criatividade e adotar tecnologias que repercutam positivamente.

 

Nesse sentido, ainda segundo Antônio Flávio, mais do que o reconhecimento da contribuição para que o Brasil se tornasse uma potência agropecuária tropical, a Embrapa atua como multiplicadora e divulgadora de conhecimentos em eventos como a Expotec 2015, trazendo opções tecnológicas ao produtor rural.

 

O chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello, destacou o ineditismo da Expotec 2015, que, pela primeira vez, trouxe de forma sistematizada um conjunto de tecnologias para Goiás, com as culturas do arroz e do feijão, missão do centro de pesquisa, e de núcleos regionais, que vieram atender de forma mais integral às demandas do setor produtivo goiano e que agregam atividades com o algodão, a soja, o milho e o sorgo, além da pecuária de corte e de leite.

 

Novas cultivares

Durante a Expotec 2015, foram mostradas plantas de cobertura do solo para a cotonicultura; a BRS Esmeralda, uma cultivar de arroz de terras altas recém-lançada; a fixação biológica de nitrogênio (FBN) no feijão; cultivares de soja Bt e seu manejo para o combate às pragas; apresentação de cultivares de sorgo granífero, de sorgo sacarino e de sorgo biomassa.

 

Foram apresentadas também forrageiras para a alimentação animal, a formação de palhada para plantio direto e cultivares de capim para a integração lavoura e pecuária.