Fuente: Sul Notícias.com
08/03/2012
– O Dia de Campo ocorreu hoje em Maracajá na propriedade de Eliseu Gregorini, onde foram discutidas as tecnologias do sistema de cultivo Clearfield e foram apresentadas sete cultivares e híbridos criados para este sistema. O encontro teve a participação de rizicultores da região, prefeito Wagner da Rosa, diretor de Agricultura Alacide Rocha e engenheiro agrônomo da prefeitura André Zandonadi.

Os presentes participaram de uma palestra com o pesquisador da estação experimental da Epagri de Itajaí, Domingos Sávio Heberard, que falou sobre sistemas de cultivo de arroz e tecnologias apropriadas para as novas cultivares de arroz que foram desenvolvidas. Essa tecnologia Clearfield possui cinco unidades de pesquisa no estado. Uma fica em Maracajá, uma em Jacinto Machado, uma em Imaruí e duas no norte de Santa Catarina.

Segundo o engenheiro agrônomo Rene Kleveston, da Gerência Regional da Epagri, nesta manhã em Maracajá foram avaliados os resultados da colheita e mostrados esses resultados. “Atualmente temos dois tipos de sistemas de plantio de arroz. O tradicional utilizado há 30 anos e o plantio de solo seco (Clearfeald), sistema alternativo que em Maracajá teve uma ótima adaptação“, afirma. 

Segundo o produtor Eliseu Gregorini este é o terceiro ano que em sua propriedade, 60 hectares, o plantio de arroz é feito no sistema alternativo. “Além de ter um bom rendimento, existe muita economia na utilização de maquinário e no tempo gasto para preparar a terra. Antes só no preparo para o plantio eu gastava até 4 mil litros de diesel e hoje faço isso com 500 litros“, relata. “Apoiamos e participamos de iniciativas que visem trazer conhecimento aos agricultores”, disse o prefeito Wagner da Rosa. 


O Dia de Campo é uma oportunidade para que produtores e colaboradores possam visualizar o que eles só escutam nas reuniões e palestras no decorrer do ano. A finalidade também é oportunizar a troca de experiências e esclarecer dúvidas, informa o diretor de Agricultura Alaíde Rocha.