Fonte: Gaz
22/03/2012 –
No segundo dia da Expoagro Afubra 2012, os produtores são convidados a participar do tradicional Dia do Arroz, realizado, em parceria, pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cooperativa Agroindustrial Rio Pardo (Coparroz) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Durante todo o dia são realizadas atividades em estruturas montadas junto às lavouras demonstrativas, à esquerda do pórtico de entrada do parque.

No estande da Coparroz os agricultores encontram informações sobre a nova legislação de classificação do arroz, conforme a Instrução Normativa número 2/2012, em vigor desde fevereiro deste ano. De acordo com o engenheiro agrônomo da cooperativa, Luiz Vanderlei Zambarda, a principal mudança diz respeito ao percentual de arroz vermelho ou preto na produção orizícola. A tolerância ainda permanece em 1%, o que muda é que os produtores podem polir os grãos antes de enviar para a classificação. A modificação amenizou o problema, motivo que preocupava os produtores de arroz, afirma Zambarda.

Já no espaço reservado para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há a demonstração de transplante de mudas de arroz irrigado, em uma lavoura experimental. No Dia do Arroz, a Embrapa também apresenta um projeto de utilização do arroz para alimentação animal, desenvolvido desde 2011. Segundo o pesquisador Jorge Schafhauser Jr., a iniciativa é novidade no Brasil (a entidade é a segunda no mundo a trabalhar com a técnica) e pode representar opção de renda ao orizicultor. Na forma de silagem, o arroz se mostra bastante benéfico para o trato agropecuário uma vez que apresenta maior digestabilidade e maior palatabilidade.

A intenção é que o produtor possa agregar alternativas de renda e inovação na propriedade. Nesse sentido, os pesquisadores sugerem o direcionamento de lavouras com baixa produtividade, qualidade e rendimento para o plantio destinado ao uso com animais. Schafhauser salienta que novas cultivares estão sendo desenvolvidas visando o uso alternativo.