Sin Categoría

Fonte: Easy Coop

28/08/2015 – No final do mês de agosto, a Cooperja organizou uma reunião com cerca de 50 produtores de sementes de arroz da região, associados à Cooperativa. Os assuntos abordados foram: Manejo da lavoura de semente para altas produtividades e produção de sementes de alta qualidade; Planejamento para a safra 2015/2016; Critérios utilizados pela certificação para aprovação ou não das lavouras de sementes.

 
Durante o evento, a engenheira agrônoma Rosicler, também realizou a palestra “Critérios, Técnicas e Práticas que garantem o sucesso na Produção de Sementes”. Através da Associação Catarinense dos Produtores de Semente de Arroz Irrigado (Acapsa), Ela é a responsável pela certificação das lavouras de sementes de arroz. “Reunir os produtores de semente Cooperja ao inicio de cada safra, para definir os rumos futuros e apresentar o balanço da safra anterior é uma iniciativa louvável e necessária. Pois, concorre para incentivar todos envolvidos: empresa, equipe técnica e produtores. Todos buscam por melhorias que incrementem produtividade e garantam a qualidade da semente e, a rentabilidade da atividade com base no êxito obtido na última safra”, ressalta Rosicler.
 
O engenheiro agrônomo da Cooperja, Célito Pescador Mezzari, responsável pela reunião acredita que focar na produção de sementes de alta qualidade trás muitos benefícios a todos os produtores de semente. “Foi decidido junto com todos os produtores que esse é um caminho a ser seguido para nos diferenciarmos no mercado”, destaca o engenheiro.
 
Estas reuniões são realizadas anualmente. “Reunir e conversar com todos os produtores, é fundamental para o sucesso na produção de sementes de alta qualidade. Pois, podemos trocar experiências, esclarecer dúvidas, além de discutir vários assuntos e planejar os campos de semente para a próxima safra. Precisamos estar preparados e atualizados e, momentos como esse são muito importantes. Podemos fazer recomendações e orientações, que possibilitam um sucesso maior na lavoura de arroz semente”, finaliza Mezzari.