Fonte: Canal Rural
25/01/2011 – 
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza nesta quarta, dia 26, a partir das 9h, pelo sistema de leilão eletrônico, em Brasília, quatro operações para a venda de arroz (PEP e de terceiros) e de milho (AGF e Opção) oriundos de estados da região Centro-Sul. O primeiro leilão (318,8 toneladas) é de arroz  proveniente de terceiros, do RS. Já o segundo (57.500  t /Aviso nº  21) é do produto subvencionado pelo PEP (Prêmio de Escoamento de Produto) nos estados de RS e de SC.

A venda de milho dos estoques públicos (Aquisições do Governo Federal – AGF)  vem logo em seguida, com o oferecimento de 148.518 t (Aviso n° 22), de grãos produzidos em GO, MG, MS, MT, PR, SP e TO. A última operação é de 205.810 t de milho adquirido pelo governo em operações de contrato de opção nos mesmos estados, excluindo TO.

O PEP é um prêmio concedido ao arrematante que adquire e transporta o produto especificado nos leilões, onde são definidos a origem e o destino da mercadoria, conforme o preço fixado pelo governo. Já o Contrato de Opção é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural, ou a sua cooperativa,  o direito de vender seu produto para o governo, numa data futura, a um preço também pré-fíxado.