Fonte: Globo.com
22/02/2013 – A chuva forte dos últimos dias na fronteira oeste não causou estragos nas lavouras, mas mesmo assim preocupa os arrozeiros. O problema é que o excesso de água nas plantações pode atrasar a colheita e provocar queda na produtividade.

Conforme o Instituto Riograndense do Arroz, fevereiro já registra 224 milímetros de chuva em Uruguaiana, volume que representa o dobro da média histórica de todo o mês.

A situação preocupa Carlos Simonetti. “A quantidade de chuva é muito grande, foram cerca de 300 milímetros em uma semana. Faz quatro dias que a gente está sem colher e, além disso, o excesso de chuva causa um prejuízo na planta e queda na produtividade”, diz.

Como a chuva dos últimos dias não veio acompanhada de granizo e ventos forte, as lavouras de arroz da fronteira oeste não estão prejudicadas por enquanto. A expectativa agora é que o tempo fique firme para que os produtores possam continuar colhendo.

Muitas lavouras já estão com o grão pronto para ser colhido e o atraso provocado pela chuva pode resultar em queda na produtividade.

Com o tempo nublado, o grão e a palha ficam muito úmidos e o processo de trilha, na máquina, não faz bem a triagem“, explica Sintia Trojan, engenheira agrônoma do Irga.

A colheita do arroz na região de Uruguaiana vai até abril.