Fonte: Jornal Agora
04/09/2011
– O Banrisul alcançou um volume de negócios no valor de R$ 46,5 milhões na Expointer 2011 até as 12h de domingo, 4. O resultado corresponde a um crescimento de 138% em relação ao ano passado. No total, foram 532 propostas de financiamento de animais, máquinas e equipamentos agrícolas.

O desempenho do banco refere-se aos negócios feitos exclusivamente no Parque de Exposições Assis Brasil, nos nove dias de feira. Os destaques entre as linhas de crédito foram o Pronaf Mais Alimentos e o Finame Agrícola PSI, sendo que a maior procura foi por tratores, carretas agrícolas, colheitadeiras, semeadeiras e pulverizadores. Já os animais mais procurados foram bovinos de corte e ovinos.

Programa Mais Alimentos

O Banrisul, o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) firmaram convênio comercial para incrementar o acesso dos agricultores familiares a linhas de crédito do Programa Mais Alimentos. Também durante a Expointer, foi promovido um evento para comemorar os resultados alcançados pelo Programa Mais Alimentos. A cliente do Banrisul e agricultora de Caxias do Sul, Angelina Rossi, recebeu simbolicamente a chave do trator número 43 mil financiado pelo Banrisul, com recursos do Programa Mais Alimentos.

Neste ano, o Banrisul esteve presente em quatro locais no Parque de Exposições Assis Brasil. No Pavilhão da Agricultura Familiar, o banco, pela primeira vez, contou com um espaço para receber os clientes, os visitantes e os agricultores familiares. No setor de máquinas, a instituição atendeu os produtores rurais em dois locais: em um estande próprio e no Feirão Mais Alimentos.

Além disso, a agência do Banrisul na Expointer ofereceu uma estrutura completa, com serviços de atendimento para a realização de operações bancárias, crédito, câmbio e comercialização de produtos e serviços. Os correntistas, ainda, puderam fazer operações financeiras na sala de autoatendimento. Em todos os pontos, equipes de funcionários ficaram à disposição dos produtores e clientes para orientar e prestar informações sobre os financiamentos oferecidos pelo Banrisul.

Microcrédito

O Banrisul e a Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) apresentaram o Programa Gaúcho de Microcrédito a 300 prefeitos municipais do Estado e aos artesãos que trabalharam na feira. O banco disponibilizou o total de R$ 40 milhões em recursos próprios para o programa, que foi criado para conceder financiamentos a atividades produtivas de pequeno porte. Atualmente, 35 prefeituras já foram capacitadas como agentes de crédito para operar o programa, coordenado pela Sesampe.

Programa Arroz na Bolsa

O Banrisul e a Banrisul Corretora de Valores, em conjunto com o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), a Emater/RS e a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), assinaram convênio operacional para a criação do Programa Arroz na Bolsa. A parceria viabilizará a comercialização do arroz para todo o País, por meio de ofertas de compra e venda, no leilão eletrônico da BBM. Além disso, o Banrisul disponibilizará linha de crédito para o financiamento da compra do cereal.