Fonte: AgroNotícias
05/04/2012
– Um Dia de Campo ocorrido na tarde dessa quarta-feira (04-04), no município de Mata, no Vale do Jaguari, mostrou a área de 17,5 hectares de arroz irrigado pré-germinado do produtor Luiz Fernando Forgearine, da localidade de São Rafael.

A área foi mantida com uma lâmina de água de 15 cm de altura por 40 dias e as sementes, previamente germinadas, são lançadas em quadros nivelados e inundados, que consiste em áreas sistematizadas para a aplicação dessa técnica de cultivo”, explica a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Mata, Márcia Reolon Morozo.

A implantação do sistema tem como objetivos o controle do arroz vermelho, aumento da produtividade, redução dos custos de produção e melhoria na qualidade industrial do arroz.

Conforme o técnico agrícola do escritório local da Emater/RS-Ascar, Leonardo Werlang, a sistematização da área é um importante requisito para o sistema, de modo a adotarem-se quadros fixos, regulares e, em geral, de pequenas dimensões, separados por taipas permanentes. “Para implantar o sistema pré-germinado é importante que as áreas estejam sistematizadas. A sistematização consiste no nivelamento do solo com adequação dos sistemas de irrigação, drenagem e viário”, explica o técnico.

Segundo Werlang, esse sistema é, atualmente, uma alternativa viável para áreas que apresentam problemas de produtividade, principalmente, pela alta infestação de arroz vermelho. “Além disso, tem custo menor em relação à implantação das lavouras de arroz convencionais, menor dependência do clima para o preparo do solo e semeadura, menor consumo de água para irrigação e permite o planejamento mais efetivo das atividades da lavoura”, afirma o extensionista.