Fonte: O Dia
20/09/2012
– O preço do arroz subiu 11,25% no mês de setembro — pela segunda prévia do IGP-M —, atingindo no acumulado do ano (jan-set) alta de 34,84%. Esse aumento, que tem relação com as variações climáticas no Sul do Brasil, começou a chegar ao consumidor e deve deixar produto mais caro no Rio.

Nesse mês, a alta do arroz foi de 3,68%. Desde o início do ano, o produto ficou 13,04% mais caro no varejo. Para o economista responsável pelo IGP-M, Salomão Quadros, pela diferença entre as taxas acumuladas, é possível afirmar que deve vir mais aumento ao consumidor nas próximas semanas.

Essa alta está começando a chegar no varejo. É possível dizer, a partir de experiências anteriores, que os preços tendem a subir para o consumidor nos próximos meses”, diz Salomão.

Segundo ele, se isso acontecer, o preço do arroz vai recuperar o terreno perdido para o feijão, que este ano subiu para o consumidor entre 25% e 50%, dependendo do tipo do produto.

O arroz faz parte da cesta básica do brasileiro e é consumido diariamente, principalmente entre as classes mais humildes da população. Por isso, essa alta de preços pode, sim, pesar no bolso do consumidor.