Fonte: Agência Pará
25/06/2013 – O arroz irrigado produzido em Cachoeira do Arari, região do Marajó, no Pará, será tema de palestra do Encontro da Comissão Técnica de Arroz da Região III – Nordeste, que ocorre de 3 a 5 de julho, em Maceió (AL). A explanação ficará a cargo do engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Pará (Sagri), Adilson Nemer, que falará dos avanços e entraves à produção desse tipo de arroz no estado. O encontro vai reunir profissionais, empresários e representantes da cadeia produtiva do arroz para discutir os problemas e demandas do setor na região Nordeste e no país, a fim de buscar uma atuação planejada e integrada voltada ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz irrigado.

Hoje, o município de Cachoeira do Arari tem uma área de 2.850 hectares ocupada com a produção de arroz irrigado, alcançando uma produtividade média de 6,5 toneladas de arroz em casca por hectare. O projeto, iniciado em 2011, envolve cerca de 120 trabalhadores e a produção abastece principalmente os mercados de Belém, Macapá e Manaus, com uma demanda sempre ascendente. Segundo Nemer, o Pará tem grande potencial para a cultura, sobretudo por ser cortado por muitos rios com várzeas inundadas, o que facilita o processo de irrigação. No caso do projeto de Cachoeira do Arari, no sistema de bombeamento é utilizada a água do rio Arari.

Entre os entraves, o agrônomo aponta a infraestrutura e o sistema de logística envolvendo o transporte para o Marajó, melhoria das estradas e, ainda, a energia firme e segura de Tucuruí, que ainda não chegou à região, abastecida hoje com a energia de usinas diesel elétricas. A questão ambiental também está em pauta com intensas discussões para garantir a preservação do meio ambiente.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=129327