Fuente: G1 Globo

27/05/2017 – Uma panela gigante de arroz de leite foi produzida na manhã deste sábado (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A receita foi preparada por mais de 10 pessoas durante a 40ª Fenasul e a 13ª Expoleite, e quebrou o recorde de maior arroz de leite do Brasil, pelo ranking da RankBrasil.

 

Para a preparação dos 1.488 litros de arroz doce, foram usados 1.260 litros de leite, 165kg de arroz, 505kg de leite condensado, 40kg de açúcar, 5kg de canela em pau e 4kg de cravo da Índia. A iguaria foi oferecida a 6 mil pessoas que visitaram as exposições, que ficam abertas até as 18h deste sábado.

 

De acordo com uma das organizadoras da ação, Camila Pilownic, que é assessora comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o objetivo dessa produção é conscientizar a população sobre a importância de comer arroz.

 

“Esse foi um dos motivos para desenvolver essa iguaria tão tradicional, lembrando a importância que o arroz tem na mesa do brasileiro e, principalmente, do gaúcho”, explica.

 

A nutricionista Carolina Pitta, principal responsável pela produção do “maior arroz de leite do Brasil”, conta como deixar o doce ainda mais gostoso.

 

“Para fazer um bom arroz de leite precisamos de um bom arroz, leite condensado, um pouquinho de açúcar e cravo e canela em pau. Tudo isso além do leite, que é o que vai hidratar e fazer ele cozinhar. A principal dica é colocar o leite condensado mais no final”, diz.

 

Até então, segundo o RankBrasil, o maior arroz doce já produzido no Brasil foi feito em 2007, durante a 34ª Expofeira, pelos municípios de Osório e Torres, no Litoral Norte do estado.