Fonte: Jornal Dia a Dia
22/05/2014 – Produtores de sementes e mudas, técnicos e produtores rurais vão ter à sua disposição um importante canal de comunicação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a 14ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que tem início na próxima terça-feira, 6 de maio, e segue até sábado, dia 10. A Embrapa Produtos e Mercado preparou o Espaço Negócios onde técnicos da empresa vão apresentar aos visitantes tecnologias que viabilizem maior produtividade e rentabilidade ao produtor da região nas culturas de arroz, feijão caupi, soja, milho e sorgo e forrageiras. 

Os interessados em produzir e comercializar cultivares protegidas da Embrapa vão poder aproveitar o espaço como um canal direto de negociação presencial com representantes da Empresa, preparados para informar sobre as formas e locais de licenciamento e aquisição. Também está prevista a realização de negociações via internet, telefone ou e-mail. Haverá distribuição de amostras de sementes.

Tecnologias aliam qualidades agronômicas e culinárias – O Espaço Negócios da Embrapa vai levar à Agrotins informações sobre quatro tecnologias para produtores de arroz que foram desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão para atender demandas do produtor e do consumidor final. A equipe da Embrapa Produtos e Mercado selecionou duas cultivares de arroz irrigado e três para produtores de terras altas. Uma delas é a BRS Esmeralda, de excelente qualidade culinária, apresentando maior rusticidade e tolerância ao estresse hídrico, é recomendada para oito estados além de Tocantins, assim como a precoce BRS Pepita, resistente à brusone e mancha parda, e a BRS Sertaneja. Esta última apresenta alto e estável rendimento de grãos inteiros no beneficiamento e é recomendada também para o produtor de terras altas do DF. Tem ainda a moderna cultivar de arroz irrigado BRS Tropical, indicada também para os estados de Tocantins e Maranhão, cuja qualidade de grãos é um fator determinante para a desejável aceitação junto à indústria, apresenta produtividade média de 6.902kg/ha e tolerância a doenças da cultura.

Não poderiam faltar as opções de feijão. Seis cultivares de feijão caupi compõem o portfólio da Embrapa a ser levado à Feira Agrotecnológica. Do grupo conhecido como branco brancão, devido à coloração dos grãos, os visitantes do evento vão poder conhecer melhor a BRS Guariba, resistente ao acamamento e adaptada à colheita mecânica, e a BRS Potengi, com características desejáveis tanto para consumidores finais como para produtores, contando com altos teores de proteína e ferro e cozimento rápido além de apresentar porte semi-ereto vigoroso e qualidade de grão, sendo adequada para cultivo irrigado e de sequeiro. Ambas foram desenvolvidas pela Embrapa Meio Norte.   Também de porte semiereto e alta resistência à Mancha Café e moderada ao Mosaico Dourado, a cultivar BRS Nova Era foi desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental. 

Agricultores familiares e empresariais vão poder saber detalhes técnicos de cultivares como a BRS Pajeú, adequada à colheita manual, rica em ferro e zinco e de fácil cozimento e grãos mulato claros, do grupo Sempre Verde, desenvolvida pela Embrapa Meio Norte. Os pesquisadores daquele centro, ao lado de colegas da EBDA, são igualmente responsáveis pela BRS Rouxinol. A cultivar com produtividade média em torno de 1.500kg/há-1 é recomenda para os diferentes sistemas de produção comumente utilizados para o feijão macassar, e para regime de sequeiro e irrigado. O produto vai estar no Espaço Negócios juntamente com a BRS Pujante, também indicada para plantio de sequeiro,  no primeiro semestre, e irrigado no segundo. 

Alto potencial de rendimento – O portfólio de cultivares de soja da Embrapa também foi montado para oferecer variadas alternativas ao público da Agrotins 2014, prevalecendo aquelas desenvolvidas pela Embrapa Soja e a Embrapa Meio-Norte e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen/MA). O Espaço Negócios terá amostras e informações sobre as cultivares convencionais como a BRS Sambaíba e BRS Tracajá, ambas de alto potencial produtivo e resistentes a males como a  mancha “olho de rã” e pústula bacteriana. A BRS Pérola, também com excelente potencial de rendimento, é própria para solos de média a alta fertilidade assim como as RR. O público que estiver buscando informações sobre as cultivares transgênicas vai poder conhecer de perto as BRS 333RR, BRS 9090RR, BRS 8990RR e a BRS Sambaíba RR (a ser lançada em maio de 2014), todas tolerantes ao herbicida glifosato e são cultivares que integram o grupo de maturidade relativa, 9.4, 9.0, 8.9 e 9.3, respectivamente. 

Opções de baixo investimento – O Espaço Negócios da Embrapa leva para a Agrotins cultivares de milho, sendo híbridos e variedades. Entre estes, com excelentes características agronômicas a BRS Caimbé é opção de baixo investimento, sendo indicada para agricultores familiares para plantios de safra e safrinha na região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste além do Estado do Paraná. Igualmente indicado para tais regiões, a cultivar BRS 4103 além de bom potencial de produção com ampla adaptação e estabilidade é resistente a doenças como Antractose do colmo e Cercosporiose. Finalmente, o BR 106, considerado pelos pesquisadores um milho ao alcance de produtores de diferentes níveis tecnológico, econômico e social. A variedade é adaptada às cinco regiões brasileiras com estabilidade de produção, além de resistência ao ataque das principais pragas da cultura. 

Uma das mais recentes alternativas oferecidas pela pesquisa é a BRS Gorutuba, desenvolvida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros com a Embrapa Milho e Sorgo. A tecnologia é apropriada para agricultura de subsistência, sendo preferencialmente destinada a regiões em que o período chuvoso seja curto como no Semiárido Nordestino, pois apresenta ciclo precoce. 

Entre os híbridos, a Embrapa selecionou para os visitantes da Feira um dos mais competitivos entre os melhores do mercado: BRS 2020, que apresenta excelente relação produtividade, custo e qualidade. Ao lado dele estarão as cultivares BRS 2022 , híbrido duplo de ciclo precoce, baixo custo e apropriado para agricultura de baixo investimento, pelo alto potencial produtivo, sua tolerância ao acamamento e quebramento é considerada excelente, somando-se a tal característica a boa  resistência a três doenças foliares (Ferrugem Polissora, Cercospora e Mancha Branca). Já a cultivar BR 206 que alia rusticidade e resposta ao uso de tecnologias, é adequada para safra e safrinha e podendo ser utilizada para grãos e silagem, sendo adaptada às regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. 

Estabilidade de produção e resistência a doenças – Opções de sorgo serão apresentadas durante a Agrotins. O híbrido granífero recomendado para o Sudeste e o Centro-Oeste: a BRS 330, que apresenta estabilidade de produção, boa absorção de nutrientes e  extração de água devido à tolerância ao alumínio tóxico que propicia o desejado desenvolvimento radicular. O produtor vai encontrar ainda outra variedade de sorgo forrageiro no Espaço Negócios da Embrapa. É a BRS Ponta Negra, também desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). De alta produção de biomassa (massa verde de 48,60 a 51,50t/h) com baixo custo, a cultivar é adaptável à região do semiárido nordestino e resistente às principais doenças. 

Aumento de produtividade anual para a pecuária – O maior ganho de peso por animal e a maior taxa de lotação durante o período seco são possibilidades oferecidas pela BRS Paiaguás, tecnologia desenvolvida pela equipe de pesquisa da Embrapa Gado de Corte e que viabilizam o desejável aumento de produtividade anual. O capim Paiaguás é considerado uma excelente opção para diversificação de pastagens em solos de média fertilidade nos Cerrados e foi destacada para constar do portfólio levado à Agrotins por seu elevado potencial de produção, em especial no período seco, e pela fácil utilização com o milho safrinha na integração lavoura- pecuária.

Versatilidade e qualidade são os diferenciais da Guandu BRS Mandarim, tecnologia que o Espaço de Negócios traz da Embrapa Pecuária Sudeste para o público da Agrotins. A produtividade de sementes da cultivar  pode chegar a até três toneladas por hectare com alta qualidade, permitindo recomendação para uso em cultivo consorciado, ganhos na produção de bovinos, recuperação de área degradadas e apoio ao processo de produção de cana. O público da Agrotins vai ter acesso ainda a informações sobre a BRS Piatã, a BRS Tupi, duas excelentes opções da pesquisa para diversificação de pastagens com boa produção de forragem e ainda a BRS Zuri, que alia vigor com boa produtividade e desempenho animal. 

Visite www.embrapa.br/cultivares para obter outras informações técnicas sobre as tecnologias. 

Texto: Valéria Costa – MTb. 13355 SP (com informações dos centros de pesquisa)
Escritório de Campinas da Embrapa Produtos e Mercado
Valeria.costa@embrapa.br 

Serviço: 
Evento: Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins,
Data: 6 a 10 de maio de 2014
Local: Centro Agrotecnológico de Palmas
Endereço: Rod. TO-080, 10, Porto Nacional – TO, 77500-000. O Centro Agrotecnológico de Palmas ocupa uma área de 350 hectares, localizado no Km 23 da Rodovia TO-050, às margens do Lago da UHE – Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=25859#.U2eTWoF5PkU