Fonte: Midia News
14/12/2012
– A programação técnica e da Vitrine Tecnológica da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 21 a 23 de fevereiro em Restinga Sêca (RS), abrirá espaço para tecnologias e cenários do cultivo da soja em várzea, como alternativa para as áreas arrozeiras. A inovação deverá ampliar significativamente o número de produtores e visitantes ao evento, bem como o de empresas patrocinadoras e participantes da principal feira do setor produtivo de arroz que acontece no Rio Grande do Sul.

Haverá palestras e debates em cima da tecnologia em várzea e dos cenários de comercialização para a soja em 2012/13 e também teremos estações com experimentos sobre a cultura na Vitrine Tecnológica”, explica Renato Rocha, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Nesta quinta-feira, Renato Rocha está encerrando as reuniões com os apoiadores do evento e potenciais participantes na Região do Planalto gaúcho. “Estamos realizando reuniões com diversas empresas da região de Passo Fundo, Marau, Panambi e Não-Me-Toque, especializadas em tecnologias para a soja, com uma receptividade acima da expectativa”, destaca. Segundo ele, haverá também exposição de máquinas, tanto plantadeiras, pulverizadores, sistemas de irrigação e de armazenagem. “São empresas que, como o agricultor, estão apostando forte na expansão da soja como alternativa ao cultivo do arroz em terras baixas, agregando tecnologias importantes e participarão da Abertura da Colheita”, frisa.

A listagem dos patrocinadores e empresas presentes na Vitrine Tecnológica, na Exposição de Máquinas e Implementos Agrícolas, e a Programação Técnica da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz serão divulgadas em janeiro.