Fonte: África 21
07/08/2013 – O Vietnam pretende dinamizar a cooperação com Angola em vários domínios, com destaque para o sector agrícola. Os dois países estudam investir na produção de arroz, afirmou, quarta-feira, em Luanda, o director para Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Panzo.

O tema foi discutido por ocasião da vista a Luanda do ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietnam, Pham Binh Minh. Segundo o diplomata angolano, estudos foram já feitos e a área eleita para desenvolver o projecto de produção de arroz é a zona das chanas na província do Moxico, leste de Angola

Eles têm o know how, mas carecem de financiamento e a parte angolana, devido à tarefa de reconstrução nacional em curso, ainda não tem recursos“, estando a ser estudada qual a fonte de financiamento para dar início ao projecto, disse.

Existe o interesse das duas partes em continuar a reforçar e alargar a cooperação nos domínios da educação e da saúde. Há muitos professores vietnamitas em Angola e eles são muito bons professores, sobretudo na área das ciências exactas, química, física e matemática“, enfatizou.

A delegação vietnamita integra o vice-ministro do Trabalho, Deficientes de Guerra e Assuntos Sociais, Nguyen Than Hoa, o embaixador do Vietnam em Angola, Do Ba Khoa, além de altos funcionários dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, bem como da Indústria e Comércio.

Fonte:http://www.africa21digital.com/economia/ver/20033550-vietnam-podera-desenvolver-projetos-de-cultura-de-arroz-no-leste-de-angola