Fonte: ANGOP
09/04/2013 – Os agricultores que se dedicam ao cultivo da soja e do arroz no país vão poder contar, a médio prazo, com sementes melhoradas, para aumentarem a produção e, consequentemente, permitirem que Angola se torne auto-suficiente nestes dois cereais.

A informação foi tornada pública hoje, no Huambo, pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, tendo garantido que esforços estão a ser desenvolvidos para que o país tenha quantidades suficientes de sementes que possam responder às necessidades dos produtores.

Informou que o Instituto de Investigação Agronómica, ciente desta responsabilidade, já está a efectuar ensaios de algumas espécies de arroz e da soja que, em tempo oportuno, serão distribuídas aos agricultores.

O ministro da Agricultura, que visitou os campos de ensaio de cultivo do arroz e da soja na localidade da Chianga, a quase 12 quilómetros da cidade do Huambo, disse ter ficado com boa impressão do trabalho que está a ser desenvolvido pelos técnicos do Instituto de Investigação Agronómica.

Realçou que estes ensaios têm por objectivo aumentar a produção de sementes e também testar outros métodos e tecnologias que aumentem a produtividades dos cultivos e, concomitantemente, o rendimento das famílias camponesas. 

Informou também que o ministério tem convénios firmados com institutos de investigação agrária de outros países, entre os quais o Japão e Brasil, no sentido de adquirir novas sementes melhoradas.

“Estamos a trabalhar com institutos de investigação de outros países, dentro da rede de investigação agrária, para podermos importar o que têm de bom”, realçou.

Afonso Pedro Canga visitou também o Instituto de Investigação Veterinária e as obras de reabilitação do edifício anterior, tendo, no final, considerado positivo o grau de execução física das mesmas.

Fonte:http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/economia/2013/3/15/Produtores-soja-arroz-terao-brevemente-sementes-melhoradas,372579e5-e5dc-47c1-9838-5aca49ffeb5c.html