Fonte: ANGOP
09/03/2012
– As autoridades administrativas do município do Kuvango, província da Huíla, prevêem implementar, este ano,  um programa de reactivação do cultivo de arroz, que intregra uma componnte, anunciou hoje, sexta-feira, o administrador, Miguel Luís.

Em entrevista à Angop, sobre os projectos em curso no município, o responsável disse que o plano de reactivação de arroz será implementado no sector do Quilómetro 50, comuna de Galangue, onde existem campos cultiváveis que outrora se destacaram neste segmento.

Nós queremos reactivar a produção de arroz, pois no tempo colonial o município já produzia arroz, mas devido à guerra que assolou o país e, em particular a província da Huíla, deixou de o fazer”, sublinhou o responsável.

Disse que esta acção se enquadra no Programa Integral de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza,  onde vai empregar muitos cidadãos,  principalmente,  jovens. 

Pretendemos tornar o município uma referência na produção de arroz na Huíla e estamos certos que estaremos a fazer a nossa parte no tocante ao combate à pobreza“, realçou.

Para além deste projecto,  o administrador municipal do Kuvango, Miguel Luís, disse que as autoridades pretendem também implementar um outro de repovoamento de gado bovino e de fomento à pesca.

De acordo com o administrador, o  município tem vários rios e a actividade piscatória têm se evidenciado para o Programa de Combate à Fome e à Pobreza, por isso será reforçada com a entrega de meios para que os pescadores aumentem a capacidade de produção.

O município do Kuvango, localizado a 356 quilómetros a leste da cidade do Lubango, província da Huíla, tem uma população estimada em 66 mil e 670 habitantes. Comporta três comunas, Galangue, Sede  e Vicungo.