BRASIL – PRODUTORES DO SUL DE SC APOSTAM NO CULTIVO DE TIPOS ESPECIAIS DE ARROZ


Fonte: G1 Globo – Santa Catarina

16/04/2017 – Referência na produção de arroz, o Sul de Santa Catarina começa a apostar na produção de diferentes tipos do grão. O vermelho e o preto, por exemplo, são mais ricos em fibras e proteínas, como mostrou a RBS TV.

 

Sementes de SC

O arroz vermelho e o preto são tipos especiais que vêm de sacos de sementes que foram desenvolvidas em laboratório no próprio estado. O mais cultivado é o arroz vermelho.

 

“Esse material foi selecionado na lavoura de um agricultor aqui de Araranguá e foi levado para nossa estação de pesquisa. E ao longo dos anos foi sendo selecionada, até que chegamos a um material que tem um grão bem vermelho e com boas características de lavoura”, explicou o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Douglas de Oliveira.

 

Nutrição

Para os produtores, há vantagens. Eles conseguem colher um mês antes do arroz tradicional e podem vender até pelo dobro do preço.

 

Segundo a nutricionista Elisa Fernandes Cezar, há proveitos também para a saúde de quem consome. “São chamadas antocianinas, que estão presentes tanto no vermelho quanto no preto. Mas que vai ter uma quantidade maior no preto, que está presente uma quantidade de 2,5 gramas [a cada 100 gramas de arroz]”.

 

Expansão

Novos produtores já começam a plantação. “Você hoje percebe que nas prateleiras de supermercado já existe arroz diferenciado, mas muitos deles vêm de outros países”, disse o gerente regional da Epagri, Reginaldo Ghellere.

 

A ideia é virar referência no assunto e expandir os resultados positivos que estão ocorrendo em Santa Catarina. “Nós entendemos que dentro de um ou dois anos, a Epagri em Araranguá terá condições sim de comercializar sementes para outros estados”, continuou Ghellere.