BRASIL – PRODUCTORES E INDÚSTRIAS INVESTEM EM ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O CONSUMO DE ARROZ


Fonte: Globo.com

30/07/2017 – Nos últimos 10 anos, o consumo do arroz branco caiu 3% em todo o Brasil, enquanto a população nacional cresceu 7%. Para reconquistar o público, os produtores e as indústrias estão investindo em alternativas para aumentar o consumo do grão.

 

A aposta é fazer uma releitura investindo na diversificação do produto. A prova dessa tentativa está nos supermercados. É possível encontrar arroz com diferentes ingredientes, sabores, cores, pré-prontos ou integrais.

 

“O consumidor leva em conta o preço, a qualidade do produto, a importância que esse produto tem na nutrição dele e da sua família e os benefícios que esse produto vai trazer”, explica a consultora técnica da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) Claudia Militz da Costa.

 

Para atender todas as exigências dos consumidores, estratégias são colocadas em prática. O investimento em novos produtos é uma das saídas adotadas pelas indústrias.

 

“Lançamos arroz integral com legumes, bolinhos de arroz, que é uma mistura para fazer bolinho frito ou assado de arroz pré-pronto. São produtos que têm como apelo a praticidade e a saudabilidade que hoje é muito valorizada”, conta Luis Augusto Barcellos, diretor de uma indústria de arroz em Pelotas, na Região Sul do estado.

 

Outra exigência crescente do consumidor é a preocupação com a alimentação saudável. Essa busca abriu espaço para o arroz parboilizado, mais rico em fibras que outros tipos do grão.

 

“É um produto que tem crescido cerca de 30% anualmente desde o seu lançamento”, diz o gerente de indústria de arroz Márcio Jandt sobre o arroz parbolizado.

 

O desafio da indústria é oferecer produtos práticos e saudáveis para reconquistar os consumidores.