Sin Categoría

Fuente: Climatempo

27/03/2017 – Áreas de instabilidade ganham força em grande parte da região centro-norte do Brasil.

 

 

Com isso, a semana começa com previsão de chuva em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Rondônia e Pará. A chuva na forma de pancadas irregulares mantem o solo com nível satisfatório de umidade, favorecendo odesenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho e algodão. Além disso, como há previsão de chuva para boa parte da região oeste de São Paulo e no triângulo mineiro, os trabalhos de colheita da cana de açúcar poderão ser comprometidos, mas não há riscos para perdas.

Este será o padrão meteorológico para toda essa semana, ou seja, as chuvas continuarão a ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia o que possibilita que os níveis de umidade do solo se mantenham adequados ao desenvolvimento das lavouras e permite que as perspectivas deprodutividade continuem bastante otimistas com relação às lavouras de milho e algodão . A tendência é de chuva durante a primeira semana de abril.

 

Na faixa leste de São Paulo, exceto o litoral, sul de Minas Gerais e em, praticamente, toda a região Sul, a semana começa com tempo firme e sem previsão de chuva . Há previsão para eventuais pancadas de chuvas sobre o oeste do Paraná e, mesmo assim, os volumes deverão ser baixos. Para os produtores que estão em plena colheita do arroz, milho e soja, o tempo mais firme possibilita o rápido avanço dos trabalhos dentro do campo sem prejuízos a qualidade dos grãos. O mesmo ocorre para os produtores de cana de açúcar que já iniciaram a colheita.

 

Por outro lado, o tempo firme e sem previsão de chuva generalizada ao longo dos próximos 10 dias, poderá trazer preocupações aos produtores de milho safrinha do Paraná , já que os níveis de umidade do solo estão baixos. A única vantagem é que as madrugadas estão um pouco mais frias e com isso, há formação de orvalho, o que poderá compensar em partes a falta de chuva.