Agronomía y Cosecha de aguaInstitucionalesMejoramiento Genético

Fuente: IRGA

03/03/2016 – Integrantes do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e do Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego (Flar) se reuniram nesta semana para discutir a renovação do convênio de cooperação técnica entre as duas entidades. A comitiva do Flar está no Estado desde o início da semana para uma extensa agenda de visitas. Fazem parte do grupo Eduardo Graterol, James Gibons, Fernando Correia, Yamid Sanabria, Gloria Mosquera e Luciano Carmona. Eles foram recebidos pelo presidente do Irga, Guinter Frantz, e pelo diretor técnico, Maurício Fischer.

 

Na segunda-feira (29), a comitiva participou de reuniões para discussão da renovação do convênio de mais de 20 anos entre as duas entidades. Na terça, eles acompanharam o Dia de Campo Estadual do Irga, em Cachoeirinha, na parte da manhã. À tarde, o grupo visitou o Laboratório de Fitopatologia da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foram recebidos pelo professor Marcelo Gravina de Morais. Na quarta-feira, Flar e Irga promoveram seminários internos na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. Nesta quinta (3), os integrantes do Flar visitaram as substações do Irga em Torres (viveiro de doenças) e Palmares do Sul (material genético).

 

Entre os temas discutidos entre Irga e Flar se destacam: novo enfoque em projetos específicos na área de melhoramento genético e pesquisa; ampliação da geração de inverno realizado em Penedo (Alagoas), cujos trabalhos são mantidos pela Fundação Irga; reforçar as estruturas e dar apoio na área de doenças fúngicas (brusone), realizando a introgressão de genes de resistência a esta doença nos cultivares Irga 409 e 417; efetuar o sequenciamento do genoma de 15 cultivares e materiais avançados do Irga; oferecimento das instalações do Ciat (Colômbia) para capacitação de pesquisadores e técnicos da extensão; apoiar o projeto de conversão de cultivares; discutir integração de programas de melhoramentos de arroz híbrido mantido pela autarquia; iniciar programa de transferência de tecnologia para incremento de produtividade na lavoura orizícola.

 

O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. A entidade tem sede em Cali, na Colômbia. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.