BRASIL – DIAS DE CAMPO ABORDAM INTEGRAÇÃO DE CULTIVOS NO MARANHÃO


Fonte: Revista Cultivar

18/04/2017 – A rotação, sucessão e consórcio de culturas de arroz, feijão, milho e mandioca são temas de dias de campo a serem realizados nos municípios maranhenses de Itapecurú Mirim, São Mateus, Igarapé do Meio e Buriti Bravo. O objetivo é apresentar alternativas para incrementar produção e produtividade, buscando maior segurança alimentar, geração de renda e disponibilização de serviços ambientais, em especial, para pequenos agricultores.

 

A sequência de eventos faz parte da edição anual de dias de campo, voltados a agricultores, técnicos, extensionistas, professores e estudantes. A iniciativa é realizada desde 2014 pela Embrapa Cocais, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Meio Norte e Escritório da Embrapa de Imperatriz (MA), com apoio da Rede Brasil Arroz e da rede de produtos biofortificados: BioFort. Participam também nessa ação secretarias estadual e municipais de Agricultura, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Movimento Sem Terra (MST), associações de moradores e de cooperativas de produtores, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da empresa Camil Alimentos.

 

Dias de Campo

 

Itapecurú Mirim-MA, dia 20 de abril – Manejo Integrado das cultivares de arroz da Embrapa: BRS Catiana, BRS MA 357, BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda.

 

São Mateus-MA, dia 3 de maio – Manejo das cultivares de arroz da Embrapa: BRS Catiana, BRS MA 357, BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda.

 

Igarapé do Meio-MA, dia 5 de maio – Rotação de culturas, safrinha e manejo das cultivares de arroz da Embrapa: BRS Pampeira, BRS Catiana, BRS Serra Dourada, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda.

 

Buriti Bravo-MA, dia 9 de maio – Sistemas agrícolas consorciados de arroz, feijão e milho. Rotação de culturas, fertilidade e manejo do solo e de ervas daninhas. Cultivar de arroz BRS MG Caçula, BRS Esmeralda e BRS Sertaneja; milho BRS Sertanejo, Caupí BRS Guariba e BRS Gurguéia. Milho e feijão biofortificados.

 

Mais informações: (98) 3878-2203