Sin Categoría

Fonte: Jornal do Comércio

20/07/2017 – O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou, no Palácio Piratini, nesta quinta-feira, o contrato para financiamento da construção de uma nova usina termelétrica com geração de energia a partir da casca de arroz, em São Sepé. A usina, com capacidade de 8 MW, será suficiente para abastecer perto de 31 mil domicílios, beneficiando de 100 mil a 120 mil pessoas.

 

A instalação poderá atender a toda cidade de São Sepé, que possui cerca de 24 mil habitantes. A usina vai gerar receita indireta também para mais de cinco mil famílias de cooperativas que tratam a matéria-prima como resíduo, como a Cooperativa Tritícola Sepeense, que possui cerca de cinco mil associados, e a Caçapavana (Cooperativa Tritícola), que tem 1,5 mil envolvidos.

 

O banco de fomento financiará R$ 35,2 milhões do total de R$ 46,9 milhões que a empresa Sepé Geração de Energia está colocando na obra. O empreendimento deve empregar até 300 pessoas temporariamente na construção e gerar mais 25 empregos diretos e outros indiretos no funcionamento, que envolve também o transporte da casca.

 

Quando entrar em operação, a usina vai queimar 70 mil toneladas de casca de arroz ao ano e gerar 60 milhões kWh por ano. A energia será comercializada durante 20 anos, conforme leilão de energia já realizado, para 28 concessionárias de distribuição de energia do Brasil. Participaram da cerimônia o governador José Ivo Sartori; o presidente do BRDE, Odacir Klein; o presidente da Sepé Geração de Energia, João Alderi Prado; o prefeito do município, Leocarlos Girardello; secretários e representantes de entidades.