Sin Categoría

Fuente: Cultivar

12/01/2017 – A vigésima-sétima Abertura Oficial da Colheita do Arroz que acontecerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS), contará com uma extensa programação paralela. Estão agendados reuniões e fóruns técnico e mercadológico, além do show de máquinas New Holland em Campo, já assistido em todo o Brasil por mais de cem mil pessoas nos últimos três anos.

 

No primeiro dia da Abertura Oficial da Colheita, entre 10h e 13h, será realizada a reunião da Câmara Nacional Setorial do Arroz. Este é o único evento no qual a Câmara promove o seu encontro fora de Brasília. Ao ocorrer antes da colheita no Rio Grande do Sul, são sempre discutidos temas de relevância para o setor como, por exemplo, os recursos que serão disponibilizados para apoiar a comercialização da safra.

 

Para este ano, o presidente da Câmara, Daire Coutinho, priorizou dois assuntos que vêm fazendo parte da pauta de todas as reuniões presididas por ele, que são seguro rural e novos mercados para o arroz gaúcho. “Também serão discutidos outros temas importantes que se referem às novas normas técnicas para o arroz, aprovadas pelo Ministério da Agricultura em novembro de 2016, e às conjunturas de safras apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Irga,” salienta.

 

Dando continuidade à programação da Abertura da Colheita, será realizado o Fórum Técnico. A programação inicia com o Painel: Sistemas Integrados e Manejo Conservacionista. Lavouras do Futuro, papel do Irga, papel de outras instituições, e segue com a palestra Caminhos para a sustentabilidade na propriedade agrícola. Na sequência, ocorre outro Painel intitulado Brusone: Problemática da doença, soluções do Irga, dificuldades, o papel das cultivares, de onde está vindo a resistência. E após o intervalo, seguem as palestras Manejo do 424 RI/CL buscando melhor qualidade na indústria e avanços na genética, e Desenvolvimento de cultivares de arroz irrigado da Embrapa para o sistema Clearfield: BRS A701 CL e BRS Pampa CL.

 

No dia 17, acontece o Fórum Mercadológico, com as palestras Foco na Rentabilidade: Gestão das Informações, A Conturbada Economia e os Reflexos na Lavoura, Mercado de Arroz das Américas e Cenários e Perspectivas do Mercado de Alimentação do Brasil. Logo após, ocorrerá reunião da Confederação de Entidades Latino-Americanas de Arroz (Celarroz). A programação paralela encerra o segundo dia do evento com o show de máquinas New Holland em Campo.

 

Além das vitrines tecnológicas, que compõem a programação da manhã nos três dias de evento, no sábado ocorre a tradicional abertura da colheita com a presença de autoridades e representantes do setor arrozeiro. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).